segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um passeio entre palavras e formas na arte


Alex Flemming
Nasceu em São Paulo em 1954, é fotógrafo, pintor, escultor, artista multimídia e poeta brasileiro. Flemming realizou diversas exposições individuais no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.
 
Uma das características mais marcantes de Alex Flemming é a pintura em cadeiras, poltronas, e sofás usados, nos quais ele aplica letras, que formam textos retirados de notícias de jornais, deslocando assim a relação estabelecida  com esses objetos. É o caso da obra “As gêmeas”, que se apresentam duas poltronas parecidas com dizeres na frente e atrás delas. Muito interessantes por sinal! Veja:


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Um artista em cena

Hilal Sami Hilal


Visitamos o site desse maravilhoso artista, e pesquisamos sobre seu trabalho e sobre sua vida. Observamos que Hilal é um artista com um diferencial a mais, e que consegue cativar a todos com suas obras fascinantes.
Ele nos transmite uma forma de curiosidade ao apresentar suas obras. Fazendo com que a vontade de analisar a imagem seja maior. Além disso, nos faz analisar as diferentes e originais letras que aparecem escondidamente sobre suas imagens o que faz de suas obras mais interessantes!

Hilal Sami Hilal, nasceu em Vitória-ES e desde sempre confeccionou o papel para a sua obra, conta que utiliza basicamente a fibra de algodão, vinda de trapos, roupas velhas de família. Trabalha com a memória afetiva.

São referências recorrentes em seus trabalhos, as trocas entre os contrastes – oriente/ocidente, passado/presente, corpo/alma, o visível/o invisível. Seus rendados, quase transparências, têm a leveza dos movimentos mais sutis de alguns dos mais belos passos de dança.


O artista Hilal Sami Hilal presta homenagem ao pai, cuja morte imprimiu-lhe a noção de vazio.
A exposição revela memórias e paralelos entre luz e sombra, vazio e matéria.

Obras feitas por ele:





sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Poesia, elegância e organização, algumas palavras que definem com propriedade o que é a bela escrita, isto é, a caligrafia. 
A Caligrafia hoje em dia é considerada como uma expressão de arte,que também pode ser um artesanato, onde paciência e atenção aos detalhes definem a qualidade e o bom gosto do trabalho.Porém, todos que aprendem a ler e a escrever, possuem a sua caligrafia. Construída ao longo dos anos, é uma expressão pessoal.





Podemos observar que as artes mostradas nas imagens, são todas baseadas na arte da caligrafia! 
Onde não há técnicas, nem modo de fazê-la, e sim a vontade de expressar-se com letras mais desenhadas e ousadas.